41 3222-6926

 

Como tratar os cálculos renais?

como-tratar

Na última postagem, escrevi um pouco sobre a formação de cálculos. Hoje, vou escrever sobre como tratamos os cálculos renais. Primeiro tratamento: livrar-se do cálculo. Segundo tratamento: evitar a formação de cálculos.

Atualmente remoção de cálculos não é problema para a moderna Urologia. Existe a litotripsia extra-corpórea que serve para eliminação de poucos cálculos e que sejam pequenos. Quando temos muitos cálculos pequenos, é utilizada uma técnica de endoscopia que vai da bexiga até os rins e elimina os cálculos com laser. Para cálculos grandes, a técnica adequada é por uma cirurgia que é realizada por um só furo nas costas. Difícil é manejar o paciente que forma frequentemente muitos cálculos. Até hoje a ciência não entende muito bem o porquê da formação de cálculos. Somam-se fatores genéticos, dietéticos e infecciosos em proporções diferentes para contribuir na formação dos cálculos.

Somam-se fatores genéticos, anatômicos e infecciosos em proporções diferentes para contribuir na formação dos cálculos. Cada um desses fatores tem que ser abordado de forma individualizada, pois cada paciente tem uma causa de origem para os seus cálculos.