logo-angelo-contar

saiba mais sobre

UROLITÍASE/NEFROLITÍASE

CÓLICA RENAL E CÁLCULOS RENAIS

Entenda as causas, prevenção e tratamento

O que são cálculos renais e porque causam uma dor tão intensa (cólica renal)?
Isto está relacionado com a alimentação? É genético? Se tive uma vez, vou ter sempre?

A cólica renal é um episódio de dor intensa e aguda na região média e lateral das costas, logo abaixo das costelas, podendo também atingir a parte da frente do abdômen,  irradiando até bexiga e região genital. Em alguns casos, a cólica renal pode ser acompanhada por ardência ao urinar e presença de sangue na urina. A cólica renal é causada principalmente pela presença de pedras dos rins que desceram para os ureteres. Esta situação provoca inflamação e obstrução do fluxo de urina dos rins para a bexiga. No entanto, podem também serem causadas por uma infecção nos rins (pielonefrite). Existem outras causas menos frequentes como a presença de cistos ou de um tumor na região.

Existem muitas dúvidas sobre o que leva uma pessoa a criar condições para que esta situação ocorra. Vamos responder a algumas delas.

A cólica renal está relacionada com a alimentação?

Como a principal causa de cólica renal é a presença de pedra  (cálculo) nos ureteres, é importante ressaltar que a formação de cálculos é principalmente uma doença de origem genética que pode ser agravada pelos hábitos alimentares. Para pessoas que apresentam cálculos renais, é fundamental ter atenção aos hábitos alimentares, uma vez que o consumo de alimentos ricos em oxalato, proteínas e sal vai aumentar o risco de formação de cálculos. Não é possível estabelecer uma causa direta entre alimentação e cólica renal e sim à formação dos cálculos nos rins. 

A cólica renal é de causa genética?

Sim. Segundo o Ministério da Saúde, a predisposição genética é uma das causas mais frequentes da formação de cálculos renais. Mas é preciso observar o termo “predisposição” isto significa que as chances são maiores, mas não obrigatórias. E também não é somente a genética que irá determinar a instalação de um quadro clínico que leva a cólica renal. Ressalto novamente que é o deslocamento do cálculo dos rins para a bexiga que gera a dor da cólica renal.

Se uma pessoa tem uma vez vai ter outras cólicas renais?

Infelizmente, quem já teve uma crise de cólica renal tem mais chances de ter outras crises no futuro. Exatamente pelos fatores que citamos nas outras questões, como alimentação, predisposição genética e também por pouca ingestão de líquidos.

Como é feito o diagnóstico da cólica renal?

Na maior parte das vezes o diagnóstico de cólica renal é feito pela história clínica e exames de imagem, destacando-se a ecografia e a tomografia. Com o diagnóstico do cálculo, sua posição e tamanho, o urologista poderá indicar o melhor tratamento, seja clínico ou cirúrgico.

É possível prevenir ou evitar a formação de pedras nos rins?

Sim. A formação de pedras nos rins pode ser prevenida através de hábitos saudáveis de vida e alimentação, como por exemplo:

  1. Beber bastante água: O baixo consumo de água é um dos principais fatores de risco para a formação de pedras nos rins. Beber água em abundância em pacientes geneticamente predisponentes, ajuda a diluir a urina e reduzir a concentração de minerais que podem formar cálculos.
  2. Reduzir o consumo de sódio: O excesso de sódio na dieta pode induzir a agregação do cálcio, o que pode levar à formação dos cálculos. Reduzir o consumo de alimentos ricos em sódio, como salgadinhos e alimentos processados, ajuda a prevenir a formação dos mesmos.
  3. Evitar alimentos ricos em oxalato: Alguns alimentos ricos em oxalato, como couve-flor, brócolis, beterraba e amendoim, podem contribuir para o risco de formação de pedras nos rins. Reduzir o consumo desses alimentos pode ajudar a prevenir a formação de pedras.
  4. Reduzir o consumo de proteína animal: O excesso de proteína animal na dieta aumenta a quantidade de ácido úrico na urina e permite a agregação do cálcio. o que pode levar à formação de cálculos de ácido úrico ou de cálcio. Reduzir o consumo de carnes de qualquer tipo ajuda a prevenir a formação de pedras.
  5. Existem outra medidas de menor importância que devem se esclarecidas junto ao seu urologista.
     

O urologista é o médico especialista que poderá realizar uma avaliação completa do seu aparelho urinário, diagnosticar e tratar causas de cólicas renais e ajuda-lo a ter uma vida saudável. Se você já teve ou sofre com cólicas renais, não espere por ela para ser socorrido apenas na hora da dor. Procure um urologista para uma avaliação do seu caso.

©2023 Dr. Angelo Palma Contar
CRM-PR: 14.715 RQE:9046